LOCALIZAÇÃO

 O Carvalhal do Sapo pertence ao distrito de Coimbra, concelho de Góis e freguesia do Colmeal. Encontra-se a cerca de 27 km da sede de concelho (Góis)

Codigo postal: 3330-075 Góis

 Coordenadas para GPS 40.133223/ -8.014863


O Carvalhal situa-se no alto do lado do vale denominado de Vale do Ceira. A terra por detrás sobe até ao cume das Caveiras com uma altura cerca de 1030, m. A sua posição proeminente proporciona à aldeia uma exuberante vista sobre o vale do Ceira e as serras da Lousã e Açôr Da estrada ao cimo da aldeia, olha-se para uma coleção aleatória de velhos e novos edifícios. Dá a impressão que as ruas foram feitas para se ajustarem à volta das casas, em vez de ser o contrário. Quer por planeamento quer acidentalmente estas mudanças de direção evitam que as ruas se transformem em túneis de vento. Entre as casas vêm-se ocasionalmente os cumes dos montes e das montanhas distantes.
A capela na aldeia é dedicada a São João Baptista Orago da aldeia. A festa da aldeia anteriormente era sempre no dia de São João (dia 24 de Junho, agora é no fim-de-semana mais perto desta data). A capela situa-se na entrada para a velha aldeia. Nos censos da região de Góis no ano 1527. O
Carvalhal do Sapo tinha nesta altura 5 fogos. Num, passado bem mais recente o Carvalhal chegou a ter cerca de 90 casas habitadas. Neste momento tem um numero inferior a 20 pessoas com residência permanente.

Sem comentários:

Enviar um comentário